Pesquisar

Dieta Saúde

10 Alimentos Ricos em Proteínas

Compartilhe
10 alimentos ricos em proteinas

Ter uma alimentação balanceada é muito importante para manter uma boa saúde. Disso, todos já sabemos. Mas, por quê? Cada alimento possui substâncias com propriedades nutritivas diferentes. Porém, o consumo desses nutrientes deve sempre ser equilibrado. As proteínas são um exemplo dessas substâncias e têm um papel fundamental para o nosso organismo.

As proteínas são insubstituíveis e podem ser encontradas tanto em alimentos de origem animal quanto em alimentos de origem vegetal. Elas representam de 10 a 15% da importância nutricional durante o dia. As suas principais funções são:

  • Fornecer aminoácidos, que são um dos responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos do organismo;
  • Formar enzimas, anticorpos e hormônios;
  • Fornecer energia;
  • Regular o metabolismo;
  • Auxiliar no transporte de nutrientes pelo organismo;
  • Auxiliar na dinâmica dos fluidos orgânicos.

Uma alimentação pobre em proteínas pode levar à chamada “desnutrição proteica”, que acarreta perda de massa muscular e enfraquecimento do sistema imunológico, o que deixa o organismo propenso a doenças diversas.

E quem não come carne? Adultos estão em fase de manutenção do organismo. Portanto, aqueles que não consomem carne podem substituir a proteína animal por proteínas vegetais, desde que façam a substituição de forma correta, com acompanhamento médico. Porém, no futuro são grandes as possibilidades de terem que utilizar medicamentos para suprir as vitaminas presentes na carne.

Por outro lado, crianças e adolescentes estão em fase de desenvolvimento e a falta de proteína animal nessa etapa da vida pode acarretar alguns problemas.

alimentos ricos em proteínas

Os 10 Alimentos Ricos em Proteínas

Agora que você já sabe a importância das proteínas para o seu organismo, conheça alguns dos vários alimentos que possuem riqueza dessa substância:

  1. Salmão: para cada 200 gramas de salmão, são 40,4 gramas de proteínas;
  2. Frango: para cada 30 gramas de frango, são 7 gramas de proteína;
  3. Camarão: para cada 100 gramas de camarão, são 19,6 gramas de proteínas;
  4. Carne vermelha: para cada 90 gramas de carne, são 21 gramas de proteínas;
  5. Atum e outros peixes: para cada 100 gramas de atum, são 20 gramas de proteínas;
  6. Soja: para cada 100 gramas de soja, são, aproximadamente, 8,1 gramas de proteínas;
  7. Ovos: para cada unidade de ovo, são 6 gramas de proteínas;
  8. Espinafre: para cada xícara de espinafre, são 5,3 gramas de proteínas;
  9. Aspargos: para cada porção de aspargos, são 4,4 gramas de proteínas;
  10. Lentilhas: para cada xícara de lentilhas, são 17,9 gramas.

Lembre-se

Para você que quer ter cabelos, unhas e pele sempre bonitos, o consumo das proteínas é muito importante! A falta da proteína e de outros nutrientes pode deixar cabelos, unhas e peles enfraquecidos e com aspecto feio. Veja também nosso artigo sobre o pill food, um suplemento especial para cabelos, pele e unhas.

Como você pode ver, as proteínas, além de terem um papel fundamental na manutenção do nosso organismo, influenciam também na boa aparência. Portanto, certifique-se sempre de que a sua alimentação está adequada.

 Gostou do artigo? Siga essas dicas e compartilhe-as com amigos, família e demais conhecidos. E não se esqueça de comentar e dar sugestões!

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *