Pesquisar

Saúde

Ar Condicionado em Excesso Pode Ser Prejudicial?

Compartilhe
ar condicionado em excesso Limpe sempre os aparelhos de ar condicionado. Foto: Freepik

calor está aí. E junto com ele vem a necessidade de buscar formas de se refrescar. Vale tomar um sorvete, saborear um picolé, usar roupas mais frescas, ligar o ventilador ou claro, ligar o ar condicionado – o herói de muitos e vilão de outros tantos.

É fato que ele afasta o calor quase que instantaneamente. Porém, quem detesta o ar condicionado tem boas razões para isso. Sabe por quê? O uso excessivo desse aparelho pode causar infecções e outros problemas desagradáveis. Quais serão esses problemas? Vejamos como ele afeta sua qualidade de vida.

O Ar Condicionado em Excesso Pode Fazer Mal

Muitas pessoas não conseguem viver no calor sem o ar condicionado, que torna-se item de primeira necessidade. Porém, ele pode ser um meio de disseminação de doenças. Na verdade, um dos maiores causadores de doenças respiratórias, segundo especialistas.

ar condicionado faz mal
O ar condicionado refresca o calor dos brasileiros no carro, no trabalho e em casa. Porém ele pode ser um meio de disseminação de doenças.

Isso acontece porque o ar condicionado resseca a mucosa nasal, que deveria proteger o organismo de agentes infecciosos que atacam o pulmão. E acontece que a mucosa do nariz é revestida de cílios que varrem, como uma vassoura, bactérias e vírus para fora do organismo. Dessa forma, se esses cílios são destruídos, o organismo fica mais vulnerável.

O que o Ar Condicionado Pode Causar à Saúde?

Um pneumologista e diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Ricardo Millinavicius, afirma que permanecer mais de 4 horas exposto ao frio do ar condicionado aumenta os riscos de contrair resfriados, gripes e infecções. Lembrando que a pneumonia, que é grave, pode ser causada por uma infecção pulmonar.

Quem já possui problemas respiratórios, como sinusite, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica tem ainda mais vulnerabilidade e propensão a ter problemas.

 Prevenção de Problemas Respiratórios

O ar condicionado pode fazer mal, mas isso não quer dizer que ele seja necessariamente um vilão. O que é preciso é ter bom senso na hora de usá-lo e seguir algumas recomendações para evitar que ele prejudique a saúde. Confira algumas dicas:

 Limpeza e Manutenção

O ar condicionado possui um filtro de impurezas que não consegue fazer desempenhar seu papel completamente. Assim, essas impurezas se depositam nos tubos do aparelho.

Portanto, é necessário trocar o filtro e realizar a limpeza regular do ar condicionado para evitar a proliferação de vírus e bactérias. Os tubos devem ser limpos a cada seis meses e os filtros devem ser trocados pelo menos uma vez por ano. Com relação a carros, o filtro deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros rodados.

Use Blusa de Frio

Um dos grandes problemas provocados pelo ar condicionado é a mudança repentina e brusca de temperatura. Isto é, quando a pessoa fica exposta durante muito tempo ao ar condicionado e depois vai para outro ambiente sem o aparelho que, no calor, estará muito quente.

Portanto, antes de sair para o ambiente mais quente, procure vestir uma blusa de frio, para que a temperatura do corpo se equilibre.

 Não Exagere na Baixa Temperatura

O recomendável é não deixar o ambiente gelado. Ligar o ar condicionado entre o 20°C e 22°C já é o suficiente. Porém, 23°C é uma temperatura agradável e não causa tanto contraste com relação à temperatura ambiente.

Evite

O melhor, principalmente para pessoas mais sensíveis, é evitar lugares que misturem dois fatores: ar condicionado e muitas pessoas. Assim, é possível evitar contaminações.

 Hidrate-se

Beba bastante água para hidratar o organismo e lave com frequência o nariz com soro fisiológico para que a mucosa nasal seja umidificada.

 Umidifique o Ambiente

Se a secura do ar estiver incomodando muito, utilize um umidificador de ar. No trabalho, é possível utilizar aparelhos portáteis para serem usados em mesa de escritório.

Em casa, para quem dorme com o ar condicionado ligado, há também a opção de dormir com tigelas de água no ambiente.

 Previna

Outra recomendação de especialistas é imunizar idosos e pessoas alérgicas através da vacina contra a gripe. Portanto, se você faz parte do grupo mais vulnerável, vacine-se.

O artigo foi útil? Mostre para outras pessoas e não deixe de comentar!

Diego Rubel, Psicólogo

CRP 08/13.666. Psicólogo clínico com um longo histórico pessoal de tratamento da dor: tendinite do joelho, síndrome de ATM e, mais recentemente, alguma dor no ombro que ainda não tive a chance de descobrir o que é! Estudante de ioga há muito tempo, recentemente estive pesquisando os mecanismos de alívio da dor e hábitos para uma vida mais saudável e gratificante.

  • 1

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *