Saiba os Benefícios da Culinária Japonesa
Compartilhe

Você gosta de comida japonesa? Tem “água na boca” só de ouvir falar em um sushi? Então fique sabendo que, além de delicioso, o sushi faz muito bem para a saúde. São benefícios que vão fazer pessoas que têm resistência à culinária japonesa se sentirem tentadas a prová-la.
Mas, por que será que o sushi faz bem à saúde? Por causa dos alimentos utilizados no seu preparo e no seu consumo. Veja só:
Conteúdo deste artigo
Benefícios da Culinária Japonesa
Peixe: Leveza e Saúde
A maioria dos peixes utilizados para fazer o sushi têm menos de 100 calorias. Ou seja, o sushi é um alimento de baixo teor calórico. Além disso, os peixes mais gordurosos, como a cavalinha, a sardinha e o salmão são ricos em Ômega 3 e, por isso, ajudam a prevenir a artrite e doenças cardiovasculares.
Benefícios do Arroz
O arroz, um dos principais componentes do sushi, é rico em proteínas e hidratos de carbono. Além disso, para quem se preocupa, não contém glúten. Mas, muito cuidado: o arroz da culinária japonesa é preparado com açúcar branco. Um outro problema é que não promove a saciedade. Portanto, se quer estar de bem com a balança, não exagere!
Gengibre e Vinagre Têm Propriedades Medicinais
Pra quem gosta do sushi com gengibre, aí vai uma ótima notícia: o gengibre tem boas propriedades medicinais. Ajuda o organismo a combater constipações e gripes, além de auxiliar no fortalecimento do sistema imune. Mas não é só isso. O gengibre é um ótimo antisséptico natural.
O vinagre também ajuda na digestão e tem propriedades anti-sépticas e antibióticas. Além disso, diminui os riscos de hipertensão e até amacia a pele.
A Riqueza Nutritiva da Soja e da Alga Nori
O molho de soja (o conhecido molho shoyu) é rico em magnésio, potássio, ferro e proteínas. Mas isso não é o seu único benefício: os fitoestrogênios contidos no molho de soja ajudam a combater os sintomas desagradáveis da menopausa. Se você puder optar pela versão light, melhor ainda!
Já a alga nori ajuda a impedir que o colesterol se depositade nos vasos sanguíneos, pois é rica em proteínas, minerais como o iodo e em vitaminas A, B1, B2 e B6, C e niacina. Seu organismo agradece!
Quer mais Ômega 3? Consuma Polvo!
O polvo é outra ótima fonte de ômega 3. É também rico em cálcio, potássio e selênio: todos antioxidantes. É rico em vitamina A, complexo B e vitamina C (o morango também, confira aqui). No entanto, possui bastante colesterol. Por isso, deve ser consumido com cuidado, sem exageros.
Wasabi (Raiz Forte) É Benéfica
O wasabi, que é uma pasta de rábano selvagem, é rico em vitamina C e, como estimula a salivação, também ajuda na digestão. É um antibiótico natural e um ótimo antisséptico.
Lembre-se
Aqui no Brasil é comum encontrarmos ingredientes incluídos no sushi que não existem na culinária original asiática e que podem acabar deixando esse prato mais gordo. O cream cheese, a maionese, a goiabada, a manga, o chocolate (sim existe sushi com chocolate!) e os empanados são exemplos disso.
Portanto, se sushi é ou não saudável, depende dos ingredientes com os quais ele é preparado.
Gostou das informações? Então, bom apetite!