Pesquisar

Beleza

Cabelos Cacheados: Surpreenda-se com Estes Cuidados Especiais

Compartilhe
cabelos cacheados

Os cabelos cacheados têm uma beleza única e natural e devem ser valorizados. Quem deseja manter seus cachos naturais deve ter cuidados especiais com seus cabelos cacheados, pois os fios ressecam com facilidade.

Além disso, é comum as pessoas cometerem erros ao cuidar de cabelos cacheados, o que faz com que eles fiquem cheios de frizz, ressecados e sem vida.

Neste artigo você vai conferir quais os cuidados que você deve ter com esse tipo de cabelo e dicas para mantê-los sempre bonitos.

Cabelos Cacheados: Como Cuidar

Diferente dos cabelos lisos, os cabelos cacheados tem apenas a raiz oleosa, mas essa oleosidade tem dificuldade de ser passada para o comprimento devido ao formato irregular, fazendo com que em sua extensão os fios sejam mais secos.

Esse tipo de cabelo também é mais frágil e poroso, sendo mais sensível a tratamentos químicos, pois absorve as substâncias com mais facilidade.

Os cabelos cacheados também tendem a ter mais frizz, especialmente quando são alisados com secadores e escovas.

O cabelo é dividido em três tipos de acordo com sua curvatura: tipos 3A, 3B e 3C.

O legal do cabelo cacheado é que nele é possível fazer diferentes penteados, pois seu formato deixa o visual mais bonito e gracioso.

Cortes para Cabelos Cacheados

É importante se atentar ao corte do cabelo cacheado, pois os cortes voltados para cabelos lisos não se adéquam bem a esse tipo de fio.

Entre os cortes mais usados e que costumam ficar bem nesse tipo de cabelo estão:

  • Corte swag – é um corte arredondado e com franja, ele fica muito bem em cabelos cacheados médios;
  • Corte em camadas – já esse combina com cabelos cacheados longos, pois as camadas ajudam a distribuir melhor o cabelo, deixando-o menos volumoso;
  • Bob crespo – é o corte tradicional chanel que fica bem em cabelos curtos;
  • Mini black – é um corte que combina com cabelos curtos, dando mais volume;
  • Moicano – também é muito usado por pessoas que curtem um visual mais chamativo;
  • Long bob – nesse corte a parte da frente é levemente maior que o restante do cabelo, ficando bem em cabelos médios.

Cabelos Cacheados com Luzes

As luzes é uma das técnicas de coloração e descoloração mais realizada por quem deseja mudar o visual dos cabelos cacheados. Isso se deve ao fato desse tipo de procedimento dar um contraste de cores aos fios, o que deixa o visual mais chamativo.

No entanto lembrando que esse cabelo é mais sensível à química é importante hidratar os fios antes e depois de aplicar a técnica no cabelo. Dessa forma os nutrientes perdidos podem ser repostos e os cabelos não ficarão tão ressecados.

Também é importante manter em dia o cronograma capilar, que engloba os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução para manter a saúde dos fios.

Cuidados Especiais com os Cabelos Cacheados

É importante ter cuidados especiais com os cabelos cacheados, pois assim você manterá a beleza e saúde de seus cachos.

Entre os cuidados que você deve ter estão:

Lave os cabelos corretamente

Quando for lavar seus cabelos você deve aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo para retirar o excesso de oleosidade sem ressecar o comprimento. Você deve usar um shampoo próprio para esse tipo de cabelo para que não resseque muito os fios.

Depois do shampoo você deve usar o condicionador apenas no comprimento dos cabelos para não deixar a raiz oleosa.

Não é indicado lavar os cabelos todos os dias, pois pode deixar seu cabelo ressecado. O ideal é fazer isso dia sim dia não, ou uma vez a cada dois dias.

Uma boa dica é fazer o co-wash, um procedimento de lavagem que utiliza o condicionador ao invés do shampoo, pois ele limpa os fios sem ressecá-los.

Penteie os cabelos de forma correta

Os cabelos cacheados só podem ser penteados quando estão úmidos, caso contrário os cachos perderão sua definição: você corre o risco de quebrar os fios e embolá-los.

Por isso penteie-os quando passar o condicionador, durante o banho e quando usar o creme de pentear.

No dia que não lavar o cabelo você deve revitalizá-los, borrifando um pouco de água e passando o creme de pentear para penteá-lo novamente.

Siga o cronograma capilar

Rotina de cuidados que você deve ter com os cabelos, o cronograma capilar engloba três recursos principais: a nutrição, hidratação e reconstrução.

  • Hidratação – deve ser feita após a lavagem dos cabelos com o shampoo com o uso de uma máscara de hidratação, que ajudará a repor a água perdida dos fios e deixá-los mais macios.
  • Nutrição – é feita antes de lavar o cabelo através do uso de óleos como óleo de coco, abacate, amêndoas, entre outros. Ela ajuda a repor a oleosidade dos cabelos.
  • Reconstrução – deve ser feita após a lavagem dos cabelos com shampoo em que é utilizada a queratina juntamente com uma máscara de tratamento para repor os nutrientes que os fios perderam.

Geralmente o cronograma capilar é feito mensalmente, tendo duas etapas de hidratação e uma de nutrição por semana. E uma vez por mês deve-se trocar a nutrição por uma reconstrução. 

Caso o cabelo esteja muito danificado a reconstrução pode ser feita uma vez a cada quinze dias e você deve fazer duas etapas de nutrição e uma de hidratação durante a semana.

Cada tratamento deve ter o intervalo de dois dias um do outro, para que o cabelo tenha tempo de se recuperar.

Use o leave-in

É indicado usar o leave-in antes de secar os cabelos com o difusor ou sair no sol. Ele forma uma camada protetora sobre os fios, que os protegem do calor.

Dessa forma os fios não ficam ressecados e mantêm sua hidratação. Quando for usar um leave-in para sair de casa, procure utilizar os que têm proteção UV, dessa forma seus cabelos também ficarão protegidos dos raios ultravioleta.

Use o óleo capilar

O óleo de cabelo não pode ser somente usado para realizar o tratamento de nutrição, ele também pode ser usado para finalizar os fios, ajudando a retirar o frizz e deixar os cachos mais definidos.

Ele deve ser usado após creme de pentear e apenas no comprimento do cabelo, para não deixar a raiz muito oleosa.

Cuide dos cabelos na hora de dormir

Quando vamos dormir corremos o risco de acordar com os cabelos bagunçados e amassados, mas há formas de evitar isso. Uma dessas formas é utilizar o penteado correto, como um coque frouxo ou coque abacaxi.

Outra dica é fazer coquinhos, que é dividir os cabelos em mechas e formar pequenos coques e prendê-los com um grampo. Dessa forma quando você acordar é só soltar os coquinhos e desmanchá-los, formando belos cachos.

Você também pode trocar sua fronha de algodão por uma de cetim, pois ela não absorve a oleosidade do cabelo, além de causar menos atrito, fazendo com que os fios não percam seu formato.

Assim como o cabelo cacheado feminino o masculino também precisa de cuidados. Antes os homens apenas cortavam os fios bem curtos, mas agora muitos estão deixando os fios maiores e estão cuidando melhor de suas madeixas, o que proporciona um visual muito bonito.

👇 CONFIRA OUTROS ARTIGOS PARA SEU CABELO 👇

Cabelo Cacheado Masculino

Para cuidar do cabelo cacheado masculino você deve manter os mesmos cuidados que já passamos, mantendo os fios hidratados e realizando a nutrição para repor os óleos e nutrientes que faltam.

Dessa forma seus cachos sempre estarão hidratados e definidos.

Como você viu neste artigo os cabelos cacheados são mais sensíveis que os lisos e ainda são fáceis de formar frizz e ressecar, por isso eles precisam de maiores cuidados e atenção.

É importante se ater ao formato do corte do cabelo para que os fios tenham um bom caimento, cortes retos não combinam com esse tipo de cabelo, fazendo com que fiquem mais volumosos, por isso uma boa forma de cortá-lo é em camadas.

Quando for lavar os fios, tome o cuidado de usar o shampoo apenas na raiz e o condicionador apenas no comprimento e nas pontas. Nunca penteie os cabelos secos, pois eles podem perder seu formato, ficar com mais frizz e correr o risco de quebrar.

Realizar o cronograma capilar ajuda a manter a beleza e saúde dos cabelos, e isso vale tanto para os cabelos femininos como masculinos. Mantendo todos os cuidados e seguindo essas dicas você com certeza deixará seus fios mais bonitos e charmosos.

Fontes:

https://www.natura.com.br/blog/cabelo/guia-completo-de-cuidados-para-cabelo-cacheado

https://blog.aneethun.com/cachos-naturais-dicas-e-cuidados-para-cabelos-perfeitos/

Diego Rubel, Psicólogo

CRP 08/13.666. Psicólogo clínico com um longo histórico pessoal de tratamento da dor: tendinite do joelho, síndrome de ATM e, mais recentemente, alguma dor no ombro que ainda não tive a chance de descobrir o que é! Estudante de ioga há muito tempo, recentemente estive pesquisando os mecanismos de alívio da dor e hábitos para uma vida mais saudável e gratificante.

  • 1

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *