Pesquisar

Beleza Saúde

Café Verde: Tudo Sobre seus Benefícios

Compartilhe
café verde

O café verde tem despertado a curiosidade de muita gente. Estudos indicaram que ele pode diminuir uma boa porcentagem do peso em alguns meses (tratamos do assunto nesta parte do artigo). Isso porque a obesidade tornou-se um dos maiores problemas de saúde da atualidade, o que faz da perda de peso uma necessidade para muitas pessoas. Seja por questões relacionadas à saúde ou por temas estéticos, a verdade é que há uma preocupação latente com esse tema. Existe também uma busca contínua por soluções que ajudem a combater os males relacionados à gordura e a doenças a ela conectadas, como diabetes, hipertensão e obesidade. O café verde parece ter chegado para ajudar!

É comum as pessoas ainda não saberem do que se trata e não reconhecerem os poderes desse elemento, mas ele vem sendo visto como uma opção única para quem se preocupa em manter a forma.

Cada vez mais encontramos quem afirme que seu consumo ajude a emagrecer. Quer saber mais sobre esse assunto? Então vale muito a pena ler o texto que preparamos a seguir! Vem com a gente!

O que é o Café Verde

Ao buscar alternativas para nossa alimentação e saúde, é importante nos familiarizarmos com os produtos que planejamos consumir. Muita gente não faz isso, mas o mais inteligente quando se trata de algo que vamos ingerir é justamente buscar informação de qualidade, que nos dê apoio e sossego se decidirmos tomá-lo.

Bem, vamos lá então: de maneira geral, a substância é encontrada na forma de cápsula, devendo ser consumida antes do café da manhã e antes do almoço. Essa é, aliás, a recomendação mais comum dos nutricionistas.

Também é possível encontrá-lo em pó ou em uma apresentação solúvel. Seja como for, trata-se de um advento que não é assim tão diferente do café comum, que principalmente o brasileiro está mais do que acostumado a consumir! Ainda assim, existem diferenças, como você pode ver clicando aqui! As principais são:

  • A armazenagem, que ocorre antes da torra;
  • O processo de torra, que só ocorre com o café normal;
  • O pouco aroma deste elemento;
  • O sabor mais amargo;

Benefícios do Café Verde

Obviamente o fato desse café ser tão diferente do tradicional, e ainda assim ser indicado por especialistas em nutrição está diretamente ligado aos benefícios que ele parece possuir, que são muitos e são notáveis. Abaixo vamos listar alguns dos ganhos de consumi-lo:

  • Maior queima de gordura – O processo de torrar o café faz com que o nosso “pretinho” de cada dia perca bastante de seus níveis de cafeína. O café verde, no entanto, mantém esses níveis intactos, o que faz com que ele queime muito mais gordura do que a amada bebida. Não é por acaso que tanta gente o utiliza para emagrecer;
  • Maior inibição dos radicais livres – Talvez você não saiba, mas radicais livres são produtos do nosso metabolismo que são perigosos para a nossa saúde, causando o envelhecimento precoce de uma série de tecidos e órgãos. Um dos grandes trunfos da comentada substância é justamente ser útil para conter esse processo, uma vez que é rico em antioxidantes.
  • Elevada capacidade anti-inflamatória: segundo outro estudo da Universidade de Scranton, além dos extratos de manga e chá preto, ele também possui um grande efeito anti-inflamatório, o que acarreta vários ganhos para a saúde.

Os antioxidantes tem a capacidade incrível de desativar a ação desses radicais livres, limpando o nosso organismo e cuidando para que nosso corpo não sofra com esse tipo de risco! Um ganho e tanto;

Açúcar no Sangue

  • Menos açúcar no sangue – Um dos grandes trunfos é que ele conta com uma substância chamada de ácido clorogênico. Ela serve para diminuir a quantidade de açúcar que o nosso corpo costuma absorver através do intestino, e isso obriga os índices glicêmicos a caírem no sangue, em consequência.

Uma boa notícia, afinal de contas, porque um dos riscos relacionados ao ganho de peso e a alimentação rica em açúcar é justamente o desenvolvimento de diabetes, que é uma doença crônica;

Disposição

  • Mais disposição para as atividades – Talvez você jamais tenha ouvido falar da adenosina, mas esse neurotransmissor tem muito poder, e boa parte desse poder está conectado a sua capacidade de nos fazer sentir sonolentos durante determinadas atividades.

Quando a vontade de dormir vem com força total pode crer que ele está agindo, e é bem comum que para travar esse efeito as pessoas instintivamente façam coisas para se manterem acordadas, como tomar café…

A questão é que comparando o café normal ao seu amigo verde os seus níveis de cafeína acabam sendo baixos, então aderir ao elemento aqui analisado pode ser uma boa para se manter mais ativo ao longo do seu dia a dia!

Desintoxicação

  • Menos intoxicação no organismo – Hoje em dia consumimos alimentos e bebidas que facilmente deixam o nosso fígado extremamente intoxicado, e não é fácil limpar esse órgão, por mais que a gente queira!

A boa notícia é justamente que o café verde possui uma substância que ajuda nessa rotina de desintoxicação e proteção do nosso organismo, tendo assim a enorme capacidade de nos manter mais saudáveis.

Além de todas essas vantagens também dá para dizer, sem medo de errar, ele pode ser um importante coadjuvante no combate de males que estão entre os que mais prejudicam a vida dos brasileiros: as doenças cardiovasculares, a dificuldade de ter energia para as atividades físicas e o desafio para a queima de calorias.

Ele Possui Contraindicações?

Já sabemos que o café verde emagrece, mas não comentamos ainda sobre possíveis contraindicações. Essa é uma questão fundamental, porque obviamente se trata de uma substância nova que se mostra muito útil e benéfica, mas que com certeza nem todo mundo pode consumir assim, tão tranquilo e tão relaxado.

De modo geral, aqui você vai encontrar uma lista com as principais contraindicações de apostar no consumo desse produto, mas os grupos que mais podem sofrer se apostarem no uso desse advento são…

  • quem é hipertenso;
  • pessoas nervosas;
  • quem tem hipertireoidismo;
  • aqueles que sofrem de gastrite crônica;
  • pessoas com úlceras;
  • quem sofre com questões gastroduodenais;
  • aqueles que têm problemas hepáticos;
  • os sofrem com questões reumáticas;

Alimento Funcional

Também é mais do que fundamental salientar que o café verde não pode ser visto simplesmente como um suplemento, mas deve ser entendido como um alimento funcional, ou seja, como um elemento que melhora o funcionamento do organismo de várias pessoas.

É importante ter essa compreensão, porque ultimamente a ideia de suplementar é cada vez mais alardeada, e os suplementos jamais devem ser consumidos sem que você tenha uma conversa clara com um nutricionista e um médico a respeito, até porque cada organismo precisa de uma dose específica de cada coisa, então seria perigoso simplesmente tomar o que e quanto bem entende.

O alimento funcional, por outro lado, não representa risco quando consumido, e normalmente a dose indicada para as pessoas gira sempre em torno da mesma quantidade. No caso do café verde os benefícios aparecem quando você consome três vezes ao dia antes das refeições.

Cuidado com o Sono

É importante ter em conta que o consumo a noite pode alterar o sono. Como comentamos, suas quantidades de cafeína são ainda maiores do que a do café normal, o que quer dizer que é bem provável que você que o toma depois das 18 horas pode vir a ter problemas para dormir, e aí todos os seus ganhos prováveis escorrem pelo ralo.

Sendo assim, a proposta mais segura é de só tomá-lo antes de tomar o seu café da manhã e o seu almoço, porque assim a tendência é ter acesso a resultados substanciais muito melhores e bem mais satisfatórios!

Efeitos Colaterais

Uma coisa que nós temos que explicar para você é o seguinte: não é porque um alimento não é contraindicado para você que isso o exime de causar algum problema no seu organismo específico.

Assim como qualquer outra substância, o café verde possui efeitos colaterais, e eles são variados e podem atingir qualquer um, isso inclui, sim, aqueles que não tem a tendência de sofrer com nenhum problema dos que listamos previamente, quando falamos das contraindicações desse elemento.

É interessante saber que efeitos colaterais são esses, porque uma vez que você decidir tomar o café verde é possível que você seja atingido por um desses males. Não, não é o mais comum, mas é algo que evidentemente pode se dar, e estar consciente e preparado é sempre o melhor dos caminhos.

Efeitos Colaterais mais Comuns

Para te ajudar nesse sentido listaremos abaixo os principais, mas se quer dar uma olhada em todos vale a pena olhar esse link, onde os comentários sobre o assunto são ainda mais claros:

  • Irritação na área estomacal;
  • Aumento substancial da frequência cardíaca;
  • Micção frequente, ou seja, mais vontade de urinar;
  • Dificuldade relativa para dormir;
  • Certo nível de inquietação;
  • Certo nível de ansiedade;

Se você acredita que pode ser afetado pelos sintomas descritos acima e quer tomar o elemento em questão talvez a melhor atitude a se ter seja dialogar com o seu médico a respeito, para buscadr saber a opinião dele.

Esse tipo de garantia pode te trazer tranquilidade e te aliviar de temores relacionados ao consumo desse produto, se isso está te gerando algum tipo de preocupação mais específica.

Por outro lado, também pode ser melhor evitar, se você não está confiante seu consumo lhe fará bem. De fato, estamos falando de um produto que oferece um série de benefícios e abrir mão simplesmente pode trazer uma frustração.

E você, Deve Tomar?

A ideia de que ele emagrece, ajuda a combater males como a ação dos radicais livres, de que ele abaixa a glicose no sangue, de que ele dá mais disposição e ainda desintoxica o organismo torna difícil a premissa de simplesmente deixar de querer consumi-lo. De qualquer maneira, talvez seja uma atitude sábia, dependendo de como seu corpo funciona e do que ele aguenta ou não aguenta.

Autoconhecimento nesse caso é a chave, assim como ter o acompanhamento de perto de especialistas da sua confiança, dos quais você não deve de jeito algum abrir mão! Afinal, são eles que te ajudam a ter uma noção do que te convém e do que não te convém e fazer uma análise dessa substância e do seu organismo é realmente uma atitude sábia e inteligente, não há como duvidar.

Onde Encontrar

Nem sempre é fácil encontrar produtos que nos são recomendados por aí. Na verdade, em muitos casos, é um desafio e tanto, e motivo pelo qual várias pessoas acabam desistindo de testar, de tentar.

No caso do café verde, no entanto, isso é bem diferente. Ele pode ser achado em uma série de localidades, e a seguir vamos apresentar alguns lugares (clicando aqui você pode encontrar outros):

  • Farmárcias de manipulação;
  • Lojas de produtos naturais;
  • Internet;

É necessário sempre tomar cuidado para determinar o seu fornecedor e definir se ele é o ideal para você, mas uma vez que escolher a tendência é que você tenha um produto ótimo nas mãos, que pode realmente ser um diferencial para o funcionamento do seu organismo e para a sua vida, como um todo.

E então, o Café Verde Emagrece Mesmo?

A ideia de que ele ajuda a emagrecer é um dos principais motivos pelos quais tanta gente resolve consumi-lo. Como comentamos previamente, questões relacionadas à saúde e a estética fazem com que as pessoas se preocupem e queiram perder peso. A premissa de que essa substância pode auxiliar foi justamente o que a popularizou no mercado, mas é natural que haja dúvida sobre sua real eficácia.

Estudos Científicos

Uma coisa podemos afirmar: existem fortes evidências de que este café tem essa incrível capacidade. Segundo estudo da Universidade de Scranton (citado na Revista Claudia), o consumo de três cápsulas antes do café da manhã tem o poder de eliminar 10% do peso corporal em dois meses. Vejamos quais os fatores tornam isso é possível:

  • Há um aumento da queima de gordura, ajudando a pessoa que quer perder peso a realmente secar;
  • Ele dá disposição, fazendo com haja mais energia para praticar atividades físicas, fundamental para o processo de emagrecimento;
  • Diminui a absorção de glicose pelo sangue, o que também é ótimo se a sua preocupação é afinar a sua silhueta;
  • Inibe os radicais livres, que promovendo o processo de envelhecimento precoce fazem com que muitas vezes a gente ganhe peso mesmo sem se esforçar para isso;
  • Limpeza do organismo, e esse processo de desintoxicação também é ótimo se a sua vontade é ficar mais magro;

O principal estudo a respeito – e o que o tornou famoso – foi realizado por dois professores universitários: Joe Vinson, Ph.D., e Bryan Burnham, Ph.D. Após críticas sobre o rigor na condução de seu estudo, os professores tiveram de retratar-se. Ainda assim, depois da polêmica, os autores da pesquisa mantiveram sua opinião de que, apesar de algumas falhas na condução do experimento, o potencial de queimar gorduras do café verde ficou demonstrado.

Ressalvas

É evidente que nada disso será possível por si só e sem esforço. Apesar de contar com propriedades salutares, este suplemento, como a maioria deles, não é milagroso. Não adianta sonhar que com seu consumo os efeitos positivos aparecerão da noite para o dia. É possível que algumas pessoas perceberão diferenças no organismo rapidamente, mas a maioria de nós precisará ter iniciativa e força de vontade para a mudança acontecer.

Isso significa, na prática, modificar a alimentação e fazer atividade física. Outras atitudes também podem ajudar, como dormir melhor e se estressar menos, mas de maneira geral comer de forma diferenciada e praticar exercícios são as ações básicas para que o seu organismo comece a mudar de forma e abaixar de peso.

Uso Recomendado

Segundo os especialistas que realizaram o estudo, o consumo diário de três doses de 400 mg antes das refeições potencializa a perda de peso.

No entanto, é importante salientar que perder peso é um processo longo, cansativo e os resultados normalmente não vem logo. O que pode acontecer é que com o uso deste café você verá os ganhos aparecendo antes do que imaginava, e isso por si só é vantajoso. Ainda assim não significa que em um piscar de olhos você atingirá o resultado na balança que sonha.

Isso leva tempo, é complexo e é necessário aceitar e ter consciência. Ainda assim, essa substância promete tornar tudo mais simples e fazer acontecer com uma velocidade bem maior do que em tese você espera, então é bem legal tentar. Claro, isso se você não fizer parte dos grupos de risco, ou se não tiver alguma questão no seu corpo que corrobore preocupações relacionadas aos efeitos colaterais!

Se tudo isso estiver sobre controle vale super a pena tentar e ver o que acontece, até porque estamos falando de um alimento funcional que está sendo cada vez mais comentado pelos médicos, que demonstram confiança no seu uso. Da mesma forma, muitos nutricionistas vêm se mostrando satisfeitos com os resultados que percebem com o uso desse produto, o que deve também trazer maos fé ainda para você.

Conclusão

Mais uma vez reinteramos a necessidade de você verificar se não está em algum grupo de indivíduos para o qual o café verde é contraindicado, e também pedimos para que veja se os seus efeitos colaterais te geram algum tipo de preocupação.

Se a resposta for negativa para as suas coisas vale a pena você se jogar nesse produto e aproveitá-lo, porque ele promete ser um ótimo parceiro do seu processo de emagrecimento.

É claro que isso vai ser mais rápido e eficaz se você se esforçar e focar, mas o café verde tem tudo para te auxiliar na sua busca por um corpo mais saudável e mais padrão. Se a sua corrida vem sendo essa é válido vê-lo como um parceiro e abraçar todos os benefícios que ele pode oferecer, e são vários, como já contamos! Boa sorte nessa trajetória!

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *