Depilação Íntima: Conheça Aspectos Interessantes
Compartilhe

Para cada cliente, um gosto diferente. Mulheres, com mais frequência, o que não significa que homens também não sejam adeptos. A depilação íntima é muito comum no Brasil, sendo a retirada quase total ou total dos pelos da região íntima muito comum por aqui. Em alguns países, inclusive, a retirada total dos pelos é conhecida como brazilian wax (ou seja, depilação brasileira). Porém, existem pessoas que são mais naturalistas ou mais conservadoras e preferem remover o mínimo de pelos possível ou, mesmo, não removê-los.
Independentemente da preferência, muito se fala a respeito de pelos e depilação íntima. Ouve-se por aí que os pelos em excesso facilitam infecções e aumentam a presença de odor. Será verdade? Veja as respostas para essas dúvidas, de acordo com especialistas no assunto.
Conteúdo deste artigo
Remover Completamente os Pelos é Mais Higiênico?
Segundo ginecologistas, o que interfere realmente na higiene é a limpeza do local, o que quer dizer que é possível ter higiene mesmo com a presença de pelos. Sendo assim, não adianta fazer a depilação íntima sem fazer a higiene da região. É necessário fazer a higienização do local com sabonete íntimo ou neutro.
Não Fazer a Depilação Íntima Causa Mais Odores?
Na base dos pelos, existem glândulas que produzem suor e odor para resfriar a pele, o que pode fazer com que o odor desagradável seja acumulado. Porém, isso acontece apenas se a higiene íntima não estiver adequada. De acordo com dermatologistas, o que acontece é que, com a depilação íntima, a higienização torna-se mais fácil, diminuindo os odores. Uma opção para quem não se depila é manter os pelos aparados. Isso diminui a concentração de sebo e suor.
Outra questão importante é a saúde ginecológica, pois infecções na região podem causar odores. Portanto, caso sejam percebidas alterações, é necessário procurar um ginecologista e manter os exames em dia.
A Depilação Íntima Proporciona Mais Prazer nas Relações Sexuais?
Não existem relações fisiológicas entre a depilação íntima e o prazer sexual. O que pode acontecer é a mulher ou homem se sentirem mais à vontade com a região depilada e, dependendo do gosto, isso ajudar na excitação. Porém, é sempre uma questão de preferência.
A Depilação Íntima pode Ocasionar Inflamações?
Pode sim. Algumas pessoas possuem a pele mais sensível e, principalmente a depilação com cera, pode causar pelos encravados. Quando a depilação é feita com lâminas, há mais riscos de alergias. Essas reações variam de acordo com as características de cada pessoa e com a extensão da área depilada. Caso a área fique intensamente irritada, é necessário lavá-la bastante e procurar um ginecologista (no caso das mulheres). É extremamente importante que o material utilizado seja descartável ou, no caso das lâminas, pessoais.
A depilação íntima a laser é indicada em muitos casos, mas não para todas as pessoas.
Os Pelos da Íntimos Protegem Contra Infecções?
Protegem. Assim como os cabelos, os pelos pubianos funcionam como uma defesa pra o nosso organismo, o que significa que a sua retirada total pode comprometer essa proteção. A depilação pode deixar os poros a pele da região íntima entreabertos ou com pequenas fissuras, o que facilita infecções. Portanto, a higiene e os cuidados antes e após a depilação são importantes. Esses cuidados incluem lavar a região antes da depilação e usar um produto calmante na pele após o procedimento.
Depois da Depilação
É sempre importante lembrar alguns cuidados extras em seguida a sua depilação. Seguem alguns deles:
- Nas primeiras 24 horas após a conclusão do procedimento, não é recomendado: tome banho, pratique esportes, aplique cremes e loções na área tratada
- É aconselhável usar roupas íntimas de algodão e evitar relações sexuais
- Se ainda assim houver irritação, você precisará tratar a pele com um antisséptico, como o digliconato de clorexidina (encontre na Amazon ou Americanas)
- Note-se que o início da mesntruação não é um obstáculo para a depilação de locais íntimos. Você só precisa usar um absorvente íntimo
- Se você gosta de bronzeamento artificial, evite-o 5 dias antes e depois do procedimento
Frequência da Depilação
A frequência da depilação íntima é aproximadamente uma vez por mês. Durante esse período, o pelo só tem tempo para crescer de 5 a 6 mm.
Para evitar problemas como pêlos encravados, após três dias é necessário tratar o local de exposição da depilação com uma esfoliação e aplicar um hidratante. A duração do procedimento depende de como se conta: a primeira depilação leva mais tempo, em média 30 a 40 minutos. As vezes seguintes são geralmente mais rápidas.
O mais importante é sempre procurar o melhor método que se adapte à sua pele.
Além da depilação, conheça também os benefícios do uso do protetor solar.
O que você achou? Deixe seus comentários para que possamos melhorar sempre!