O Que é a Doença Celíaca
Compartilhe

A doença celíaca é um distúrbio digestivo crônico que afeta o intestino delgado. Ela pode iniciar em qualquer estágio da vida, desde a infância até a fase adulta. A doença tem gravidade variável entre as pessoas. Os pacientes têm intolerância ou reação a gliadina, que é um componente do glúten. O glúten e gliadina são encontrados em vários tipos de grãos comumente ingeridos.
Existem várias formas de doença celíaca, que pode manifestar-se das seguintes maneiras:
- clássica
- atípica
- silenciosa
- latente ou potencial
Estas classificações são utilizadas mediante a manifestação de sintomas, análise de anticorpos específicos, exames genéticos e também através de biópsias.
O glúten é encontrado em trigo, centeio, cevada, aveia, milho e arroz. A gliadina, uma substância irritante, não está presente em milho ou arroz, mas é encontrado em outros grãos. Portanto, a dieta para doença celíaca é definida como dieta com restrição de glúten e livre de gliadina. Pessoas com esta doença não pode comer trigo, centeio, cevada, e aveia ou quaisquer produtos feitos com estes grãos. Eles podem comer milho e arroz, apesar da presença de glúten, pois estes grãos não possuem gliadina.
Nas pessoas portadoras desta doença, a gliadina lesa as pequenas projeções, chamadas de vilos, que recobrem a parede do intestino delgado. Os vilos são responsáveis pela absorção e transporte dos fluidos e nutrientes para dentro do nosso organismo. Quando eles são lesados, o corpo fica incapaz de obter os nutrientes necessários. Isto causa problemas que incluem: diarréia, perda de peso, fadiga, irritabilidade e distensão abdominal. Além disso, pode causar deficiências de vitaminas e de sais minerais, intolerância a lactose, e mau cheiro das fezes.
A dieta é a parte mais importante do tratamento desta doença. Uma pessoa com doença celíaca precisa obedecer a uma dieta rígida com restrição de glúten e sem gliadina. Se ele ou ela for cuidadoso, os níveis de vitaminas e de sais minerais irão retornar ao normal sem suplementação.
Os alimentos a serem evitados são quaisquer produtos feitos com trigo, centeio e, em alguns casos, aveia e cevada. Vários alimentos processados também possuem fontes escondidas de glúten e gliadina. As pessoas com doença celíaca devem aprender a ler os rótulos de alimentos para procurar ingredientes contendo gliadina. É também útil à retirada de lactose, um componente do leite encontrado em vários produtos.
Uma pessoa com esta doença pode precisar de suplementação de vitaminas e de sais minerais, incluindo cálcio e vitamina D, e reposição de eletrólitos e de fluidos.
A causa da doença celíaca não é ainda completamente conhecida. Uma teoria sugere que ela é devido à falta ou mau funcionamento de uma enzima do sistema imune. Outras teorias sugerem que ela pode ser genética. A recuperação desta doença pode levar de 6 meses até vários anos com uma dieta sem gliadina. Após este período, os sintomas, em sua maioria desaparecerão e o intestino delgado volta ao normal.
Os portadores da doença devem ter cuidado também com a manipulação dos alimentos, evitando o contato dos alimentos com gliadina. Isto pode ocorrer facilmente quando há uso compartilhado de utensílios, tábuas de cortar ou potes de alimentos.
Apesar de ser uma doença incurável, se a pessoa portadora seguir uma dieta de forma rígida, ela poderá ter uma vida normal.