Pesquisar

Beleza

A Limpeza de Pele Realmente Funciona?

Compartilhe
limpeza de pele As limpezas de pele são importantes aliadas da saúde da sua pele, porém existem cuidados que você precisa observar. Foto: Foto do Rosto - Autor: master1305 - Freepik.com

A resposta curta e grossa: sim, funcionam! A limpeza de pele é um tratamento eficaz, motivo porquê é tão procurada. Ela promove uma purificação profunda da superfície do rosto, ajudando a remover células mortas, reduzir a oleosidade e a acne, além de eliminar micro-organismos e desobstruir os poros.

Diferentes tipos são procurados principalmente por pessoas que tem formação de cravos e espinhas e excesso de oleosidade da pele. No entanto, isso não é problema apenas de quem tem pele oleosa, mas também de outros tipos de pele que não são bem higienizadas. Disso decorre um acúmulo de impurezas que causa o entupimento dos poros.

Este cuidado especial também promove a limpeza e tem efeito anti-inflamatório que acaba contribuindo para uma melhor cicatrização e nutrição da pele, além de estimular a renovação e tonificação celular.

Neste artigo você vai entender mais sobre a limpeza de pele profunda, saber a diferença do tratamento feito em casa e do realizado apenas por um profissional, conhecer o passo a passo e saber como funciona a limpeza de pele masculina, além de outras informações interessantes.

Limpeza de Pele Profunda

É um tratamento que promove a eliminação de todas as impurezas do rosto, que se encontram ali através do acúmulo de produtos, maquiagem e resíduos de poluição.

Ela tem como objetivo melhorar o aspecto da pele, assim promovendo o bem-estar da pessoa e sua autoestima.

Entre os benefícios que a limpeza profunda da pele pode proporcionar estão:

  • Retirada de cravos;
  • Remoção de Milliuns (que são pequenos cistos formados por queratina e tem uma coloração branca ou amarelada e uma consistência dura);
  • Prevenção contra o aparecimento de espinhas;
  • Remoção do excesso de oleosidade e impurezas;
  • Promove o afinamento da pele;
  • Oxigenação e melhora da capacidade de absorção da pele, mantendo-a mais macia e saudável;
  • Auxilia a pele a manter o equilíbrio;
  • Prepara a pele para receber outros tratamentos.

 Limpeza de Pele Profissional

limpeza de pele profissional
Uma limpeza de pele profissional pode ser uma opção para ótimos resultados. Foto: Freepik.com
limpeza de pele profissional

Existem dois tipos de limpeza de pele, o que pode ser feito em casa através da utilização de produtos específicos para o tipo de pele da pessoa e o que deve ser feito por um profissional habilitado (como esteticista ou fisioterapeuta dermatofuncional), pois envolve a retirada de cravos e trata a pele oleosa e com acne.

A limpeza de pele profissional por questões de segurança não pode ser feita em casa, pois esse procedimento pode causar danos à pele.

Isso acontece porque os profissionais podem ter de extrair cravos ou Millium durante uma sessão e para isso precisam de ferramentas específicas.

Se não forem usados os instrumentos corretos e eles não estiverem bem esterilizados há risco de provocar uma infecção na pele, cicatrizes e manchas. Dessa forma é importante que esse tipo de limpeza dermatológica seja feita por um profissional.

Limpeza de Pele: Passo a Passo

Profissional

Um profissional leva de 40 a 60 minutos para ser realizar a higienização da derme. Ela segue o seguinte passo a passo:

  • Primeiro passo – é feita a higiene da pele, onde é usado um produto de limpeza desengordurante que ajuda a remover a oleosidade e limpar a pele.
  • Segundo passo – em seguida é feita a esfoliação da pele, tendo como objetivo remover as células mortas e afinar a camada superficial da pele. Nessa fase é aplicada uma gaze ou algodão umidificado com uma substância emoliente por toda superfície da pele e depois a pele é exposta ao vapor d´água para que os poros sejam abertos.
  • Terceiro passo – então chega o momento da remoção dos cravos e dos Milliuns, a remoção é feita com um instrumento específico no caso dos cravos ou uma agulha fina esterilizada no caso dos Milliuns. As espinhas não são removidas, pois por estarem inflamadas podem provocar cicatrizes na pele.
  • Quarto passo – depois da extração é aplicado um aparelho de alta frequência para estimular a cicatrização e então é colocada uma máscara sobre a pele que deve ser de acordo com o tipo de pele do paciente e deve permanecer no rosto de dez a quinze minutos.
  • Quinto passo – no último passo é aplicado o protetor solar para ajudar a evitar manchas e irritações na pele.
limpeza de pele passo a passo

Em casa

Mas como foi mencionado também há a limpeza dermatológica que pode ser feita em casa, para fazê-la você deve seguir o seguinte passo a passo:

  • Primeiro passo – lave o rosto com um sabonete ou gel de limpeza que seja voltado para o seu tipo de pele. Então seque o rosto.
  • Segundo passo – depois encha metade de uma bacia com água quente e aproxime o rosto sobre o vapor e cubra a cabeça com uma toalha, assim fazendo uma vaporização caseira para que os poros sejam abertos.
  • Terceiro passo – então chegou o momento de fazer a esfoliação você pode fazer com produtos específicos ou naturais, podendo misturar mel e açúcar cristal ou se sua pele for mais sensível mel e aveia. Dê prioridade a zona T do rosto, que é composta pela testa, nariz e queixo, pois costuma ser mais oleosa.
  • Quarto passo – depois que fizer a esfoliação você deverá usar uma máscara facial de acordo com sua pele ou também pode usar argila própria para a pele.
  • Quinto passo – depois de remover a máscara com água você deve refrescar o rosto com água termal.
  • Sexto passo – em seguida aplique um creme de tratamento como antiacne, antioxidante, antirrugas, ou outro de sua escolha.
  • Sétimo passo – então você deve passar um creme hidratante.
  • Oitavo passo – e por último aplicar o protetor solar para proteger a pele.

Limpeza de Pele Masculina

Não são apenas as mulheres que se preocupam com a boa aparência e saúde da pele, os homens estão cada vez mais vaidosos e a limpeza de pele é uma ótima opção para eles.

Um aspecto importante é que a pele masculina é mais oleosa que a feminina: ela tem maior quantidade de colágeno, elastina, glândulas sebáceas e vasos sanguíneos, além de produzir mais suor e oleosidade que a feminina.

O passo a passo da limpeza dermatológica masculina profissional é o mesmo da feita na pele feminina, no entanto o tratamento caseiro é um pouco diferente, apesar de parecido.

Vamos conferir o passo a passo:

  • Primeiro passo – a primeira coisa que deve ser feita é a higienização da pele para que toda sujeira superficial seja retirada. Isso deve ser feito com um algodão umedecido com uma loção adstringente ou um sabonete antisséptico próprio para seu tipo de pele.
  • Segundo passo – em seguida você deve fazer a esfoliação da pele, que vai ajudar a manter a circulação da pele e também deixá-la mais macia, impedindo o surgimento de cravos e o encravamento de pelos. Você pode fazer a esfoliação através de um esfoliante suave próprio para pele masculina ou fazer um esfoliante caseiro, misturando mel e açúcar.
  • Terceiro passo – então você deve lavar o rosto com água fria para fechar os poros e passar um hidratante específico para seu tipo de pele ou água termal para mantê-la hidratada.
  • Quarto passo – o último passo é passar o protetor solar para proteger a pele dos raios solares.

Cuidados Necessários

Existem alguns cuidados que se deve tomar antes e depois da terapêutica. Desta forma sua pele não será prejudicada e você poderá usufruir de todos os benefícios do tratamento. Vejamos os principais:

Evite fazer a limpeza em peles muito irritadas e inflamadas

Você não deve fazer a limpeza dermatológica caso sua pele esteja muito irritada ou inflamada, cheia de cravos e espinhas, pois seu rosto poderá ficar ainda mais sensível e piorar o aspecto da acne, formando manchas e cicatrizes.

Não faça limpeza de pele após depilação

Caso tenha depilado seu rosto ou tenha tomado muito sol você deve evitar fazer a limpeza dermatológica de imediato. Pois ela está sensível e poderá ficar muito irritada após o procedimento.

Por isso o indicado é aguardar pelo menos quatro dias para fazer um tratamento de pele.

Não use qualquer cosmético em sua pele

Se você está em dúvida sobre quais cosméticos usar em sua pele você não deve utilizar qualquer um, pergunte a um dermatologista quais os produtos ideais para seu tipo de pele. Dessa forma não prejudicará sua cútis e poderá ter todos os benefícios que o tratamento proporciona.

Cuidados para tomar após o procedimento

Depois da limpeza dermatológica por até 48 horas você deve tomar os seguintes cuidados:

  • Não faça exercícios intensos;
  • Não faça depilação em sua face;
  • Use produtos calmantes como a água termal e cremes hidratantes;
  • Evite produtos esfoliantes;
  • Use o protetor solar;
  • Evite tomar banho com água quente;
  • Evite se expor diretamente ao sol.

Cuide bem de sua pele

esfoliante loccitane

Você sempre deve manter a higiene de seu rosto usando sabonetes. Não durma com maquiagem, pois pode prejudicar sua pele.

Use sempre o protetor solar para proteger sua pele dos raios solares. Assim você vai diminuir o acúmulo de sujeira e poderá manter os bons resultados que o tratamento proporcionou, além de deixar sua pele sempre bonita.

Esses cuidados devem ser tomados todos os dias. O resultado será a manutenção da boa aparência de sua pele, sua saúde e ainda evitará o envelhecimento precoce.

Dúvidas Sobre a Limpeza de Pele

Agora que você já entendeu o que é limpeza dermatológica profunda, como funciona o tratamento profissional e conheceu a importância desse tratamento para os homens e os cuidados que deve ter com a pele, chegou o momento de responder algumas questões sobre o assunto que podem ajudar a tirar suas dúvidas.

Quais tipos de pele podem fazer a limpeza?

Apesar de algumas pessoas pensarem que apenas quem tem a pele oleosa deve fazer a limpeza dermatológica, esse tratamento é voltado para todos os tipos de pele.

Quais os cuidados que o profissional toma ao fazer o procedimento em peles sensíveis?

No caso de peles secas e sensíveis é necessário que o profissional tome alguns cuidados com a região durante o procedimento para evitar reações como manchas vermelhas no rosto, inchaço e aumento da sensibilidade e irritação, por isso são sempre usados produtos específicos para esse tipo de pele.

Com que frequência deve ser feita o tratamento profissional?

É indicado que a limpeza dermatológica profissional seja feita uma vez a cada trinta ou quarenta dias, pois é nesse intervalo que ocorre a renovação da pele.

No entanto em caso de pele com muitos cravos é indicado que seja feita uma vez a cada quinze dias.

Quais os benefícios da limpeza de pele?

A limpeza dermatológica ajuda a evitar a formação de cravos, diminui surgimento de inflamações, deixa a pele limpa, melhora a circulação, remove as células mortas e ainda prepara a pele para receber outros tratamentos.

Há contraindicações?

Sim, ela não é recomendada para pessoas com pele mais sensível ou irritável, ou ainda sujeita a vermelhidão. Da mesma forma, peles alérgicas e que costumam descamar devem considerar cuidadosamente uma alternativa segura para sua limpeza.

Além disso, não é indicado que peles que tenham muita acne façam o procedimento, pois há o risco de piorar a inflamação, podendo deixar cicatrizes. Nesse caso é indicado consultar um dermatologista e usar medicamentos tópicos e orais até resolver o problema.

Quais profissionais podem fazer a limpeza de pele?

A limpeza dermatológica deve ser feita por profissionais habilitados como esteticistas ou fisioterapeutas dermatofuncionais, pois eles receberam treinamento específico para identificar problemas e realizar o tratamento da melhor forma possível.

Com que idade a pessoa pode começar o tratamento?

A limpeza dermatológica pode ser feita a partir da puberdade, pois é nessa fase que devido a ação dos hormônios a oleosidade da pele aumenta e há surgimento de acne.

Por isso começando o tratamento nessa fase é possível controlar a oleosidade e o surgimento das espinhas.

O peeling pode ser feito com a limpeza de pele?

O peeling é outro tratamento que também é muito procurado, ele ajuda a tirar as manchas de acne e a clarear a pele.

Ele pode ser feito no mesmo dia que a limpeza dermatológica profunda. O peeling de cristal que é um peeling mecânico, pode ser feito antes ou depois do procedimento.

Já os peelings superficiais que são feitos com diferentes substâncias também podem ser aplicados no mesmo dia, pois ajudam a renovar a pele e melhorar seu aspecto.

Esse procedimento geralmente é feito com um ácido que é aplicado sobre o rosto e deixado por um tempo para depois ser retirado.

Quais são os sinais que mostram que a pele precisa de uma “faxina”?

Se você nunca fez limpeza dermatológica é bom observar o aspecto de sua cútis, pois ela pode indicar que você precisa fazer o tratamento.

Caso sua pele esteja cheia de pontos pretos, que são os cravos, é necessário realizar o procedimento de limpeza dermatológica profunda, pois os cravos são os precursores das espinhas.

Se você tiver excesso de oleosidade em seu rosto também é necessário fazer o tratamento, pois dessa forma você vai evitar o aparecimento de cravos e espinhas e deixará sua pele mais bonita e saudável.

Agora se você tem manchas na pele é necessário realizar a uma higienização profunda, pois através da esfoliação a pele morta é removida e assim as manchas escuras podem ser eliminadas com mais facilidade, principalmente se estiverem em sua fase inicial, evitando que o tom do seu rosto seja prejudicado.

Se você notar que ao maquiar seu rosto o acabamento não fica muito legal é sinal de que precisa de uma limpeza de pele. Pois quando há a presença de cravos, espinhas e excesso de oleosidade a maquiagem costura durar menos que o normal e o efeito fica esfarelado ou acumulado.

Por isso é necessário fazer uma limpeza dermatológica profunda para melhorar o aspecto de sua cútis.

Quem nunca fez limpeza de pele pode fazer algum procedimento para evitar o entupimento dos poros e o acúmulo de resíduos?

Sim, você pode passar um creme esfoliante à noite, ele deve ser indicado por um dermatologista. Você também pode usar um sabonete abrasivo ou uma bucha específica para o rosto e depois usar um creme de hidratação.

Esse procedimento deve ser feito uma vez por semana.

Gestantes podem fazer limpeza de pele?

Sim, desde que sejam usados produtos que não tenham ácidos, pois são absorvidos pela pele. As gestantes também devem evitar o sol após o procedimento, pois pode manchar a pele.

Como você viu neste artigo a limpeza dermatológica é um tratamento importante e que deve ser feito em todos os tipos de pele. Ele ajuda a melhorar o aspecto da cútis, reduzir a oleosidade da pele, remover cravos, evitar o aparecimento de espinhas e retirar os resíduos acumulados.

Esse tratamento pode ser feito tanto por mulheres como por homens, sendo que há dois tipos de tratamentos, o feito em casa, em que devem ser usados produtos específicos para seu tipo de pele e a limpeza dermatológica profissional que envolve a extração dos cravos e Melliuns, que é um procedimento mais delicado.

É importante se atentar aos cuidados com a pele para manter seu bom aspecto e saúde. Com isso você estará evitando o envelhecimento precoce. Seguindo o passo a passo ao fazer a limpeza facial em casa ou optando por um bom profissional você conseguirá obter bons resultados e assim deixar sua pele mais bonita e saudável.

Tags:
Diego Molina

Psicólogo clínico com um longo histórico pessoal de tratamento da dor: tendinite do joelho, síndrome de ATM e, mais recentemente, alguma dor no ombro que ainda não tive a chance de descobrir o que é! Estudante de ioga há muito tempo, recentemente estive pesquisando os mecanismos de alívio da dor e hábitos para uma vida mais saudável e gratificante.

  • 1

Você Também Pode Gostar

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *