Pesquisar

Bem-estar

Meditação Para Dormir: Benefícios de Meditar Para o Sono

Compartilhe
meditação para dormir

Você está tendo dificuldades para pegar no sono? Sua mente fica imersa em pensamentos negativos e você não consegue relaxar? Então a meditação pra dormir pode te ajudar.

Essa técnica existe há milênios e permite que descansemos o corpo e a mente e para que possamos dormir tranquilamente e recuperar as energias e assim acordar dispostos e realizarmos as atividades diárias com mais ânimo e saúde.

Neste artigo você vai entender melhor o que é meditação, como a meditação para dormir funciona, conhecer os tipos de meditação e como é possível realizar essa técnica, além de outras informações que podem lhe interessar.

Informações Gerais

A meditação é uma técnica milenar que não se sabe exatamente como surgiu, mas que foi difundida por vários povos e culturas, em especial os egípcios, indianos e maias.

Essa técnica tem como objetivo desconectar-se da parte externa e concentrar-se no eu interior, tendo o intuito de promover o relaxamento. 

A palavra meditação é originária da palavra latina meditare, que significa “voltar-se para o centro”, o que tem todo o sentido se levarmos em conta seu objetivo.

A meditação é praticada por meio de exercícios de concentração, em que a pessoa aprende a controlar a respiração e relaxar a mente. Esse método é muito eficaz para diminuir a ansiedade, podendo te ajudar a ter uma noite mais tranquila.

Quais os Benefícios da Meditação?

Além de a meditação para dormir ser capaz de auxiliar no combate à insônia, ela ainda proporciona vários benefícios para sua mente e corpo, entre eles:

  • diminuição do estresse, ansiedade e depressão;
  • melhora o funcionamento do sistema imune;
  • favorece o funcionamento do metabolismo;
  • combate a pressão alta e problemas cardiovasculares;
  • aumenta a produção de melatonina, hormônio essencial para o sono e um poderoso antioxidante;
  • proporciona a síntese do hormônio GH, que ajuda a melhorar o desempenho físico, diminui o acúmulo de gordura e evita a osteoporose;
  • melhora a capacidade de concentração;
  • proporciona mais bom-humor e disposição;
  • promove o controle do apetite.

Como Funciona a Meditação para Dormir?

O ideal para ter um sono saudável é dormir de seis a oito horas, mas quando isso não ocorre o organismo entra em desequilíbrio, podendo causar aumento do apetite, depressão, ansiedade, falta de atenção, cansaço e enfraquecimento da imunidade.

Devido a isso não conseguimos trabalhar nem estudar direito, diminuindo nosso rendimento diário. A meditação para dormir ajuda a estabelecer o equilíbrio do sono, proporcionando a produção de ondas cerebrais alfa, teta e delta, que promovem um relaxamento profundo.

A meditação para dormir também diminui a produção de ondas cerebrais betas que são produzidas quando nos encontramos ansiosos e com pensamentos negativos.

Meditação para Dormir é Melhor do que Medicamentos?

Realizar essa técnica é uma escolha melhor do que utilizar medicamentos que fazem dormir, pois esta segunda opção traz efeitos colaterais. Por isso se você não sofre de distúrbios graves como insônia crônica, não é indicado tomar esse tipo de remédio.

A meditação para dormir é um método que não usa nenhum tipo de substância química, mas apenas técnicas de relaxamento como estar em um ambiente calmo e confortável e colocar uma música de fundo para conseguir se concentrar.

Como Fazer Meditação para Dormir?

A meditação para dormir é uma técnica simples e que qualquer pessoa pode fazer, a maior dificuldade é conseguir se desligar dos pensamentos e se concentrar apenas no seu eu interior, o que leva um pouco de tempo. Mas nada como a prática para nos tornar mais habilidosos nessa parte.

Confira alguns passos que você deve seguir e que podem te ajudar:

Tome um banho relaxante

A primeira coisa que você deve fazer é tomar um banho para relaxar seu corpo. Caso esteja calor você deve usar a água fria, mas se estiver frio prefira a água morna, pois o choque de temperaturas ajudará seu corpo a diminuir a tensão.

Se vista confortavelmente

Você também deve se vestir uma roupa bem confortável, optando por algo leve para que você se sinta livre. Seu próprio pijama ou roupas de algodão são ótimas opções.

Prepare um ambiente tranquilo

Em seguida você deve preparar o ambiente ideal para realizar a meditação para dormir. Escolha um lugar calmo e sem barulho, se quiser colocar um cheiro que acalma no ambiente, pode optar por um incenso de lavanda ou maracujá.

Você também deve colocar uma almofada no chão para se sentar, uma cadeira confortável ou preparar um tatame ou sua própria cama para se deitar.  Eleja a posição que for mais cômoda a você.

Coloque uma música ambiente

Então você deve colocar uma música ambiente bem calma e relaxante para te ajudar a praticar a meditação. No site do Youtube existem vários vídeos com músicas de meditação, opte pela que mais lhe agradar.

Se foque

Se coloque na posição escolhida e se esforce para se focar na meditação para dormir, deixando qualquer pensamento que possa te atrapalhar de lado.

É normal ficarmos preocupados com os problemas do dia a dia ou mesmo com algo do passado ou até nos sentindo inseguros com questões que pode acontecer no futuro. No entanto ficar pensando nisso pode impedir que relaxemos.

Por isso você deve se focar no presente e concentrar-se na ação que está executando no momento, prestando atenção à sua respiração.

Faça alongamentos

Você também deve fazer alongamentos antes, no momento ou depois da meditação para dormir. O alongamento permite que você sinta todo seu corpo, o que vai te ajudar na hora da prática. Saiba mais lendo nosso artigo sobre alongamento integral.

Faça meditação guiada

Caso tenha dificuldade de desligar seus pensamentos e se concentrar na meditação para dormir, uma boa ideia é fazer meditação guiada, pois por meio dela você será conduzido por uma voz que te ajudará a relaxar seu corpo e sua mente.

Existem vários vídeos no Youtube com meditação guiada e que podem lhe ajudar.

Tipos de Meditação Populares

Algumas pessoas pensam que meditar se remete apenas à parte espiritual, pois a origem da meditação está interligada a rituais místicos, mas desde que os resultados das técnicas começaram a interessar pesquisadores elas foram sendo adaptadas, assim se tornando uma forma de terapia.

Foi assim que surgiu diferentes tipos de meditação, você vai conhecer os mais populares e saber como a meditação para dormir pode te ajudar na prática:

Meditação para iniciantes

Se você nunca praticou meditação antes confira duas técnicas fáceis de serem aplicadas e que te ajudarão a manter sua concentração e conseguir seguir o método até o fim, entre elas:

Primeira técnica

Nessa prática de meditação para dormir você vai aprender a manter sua concentração, para isso você deve ficar em uma posição confortável e manter sua vista sobre um ponto fixo.

Para conseguir se concentrar você deve repetir uma palavra ou mantra, prestar atenção à sua respiração ou ouvir uma música ambiente. Você deve evitar pensamentos que tirem sua concentração e manter sua mente sob controle para relaxar.

Segunda técnica

Nessa segunda técnica você deve fechar seus olhos e ficar atento aos seus pensamentos. Se ponha como mero espectador e veja como seus pensamentos vão fluindo, sem deixar se envolver com eles.

Dicas para fazer a meditação para iniciantes

Para realizar esse método de meditação para dormir é importante seguir algumas dicas, pois não é fácil ter sucesso logo na primeira tentativa, para conseguir se concentrar é necessário levar algumas coisas em consideração, como:

Meditar todos os dias

A primeira dica é meditar todos os dias, afinal é por meio da prática que se chega a adquirir uma habilidade e com a meditação para dormir não é diferente. Você pode começar aos poucos realizando a técnica por dez minutos ao dia.

Com o passar do tempo você vai notar que vai melhorando e conseguirá colher os benefícios da meditação. Mas para isso é preciso fazê-la todos os dias, assim se tornará um hábito.

Treinar sua mente

Assim como realizamos um treinamento físico para podermos correr mais rápido ou nos movimentar de forma mais ágil, da mesma forma ocorre com nosso cérebro, pois ele é um músculo e precisa de exercícios regulares, que no caso é a meditação.

Assim com o tempo será mais fácil conseguir se concentrar e realizar a técnica com mais destreza.

Escolher a posição ideal

É importante observar qual a postura que você se sente mais à vontade para meditar, assim poderá se absorver melhor à técnica e se ligar ao seu eu interior.

Controlar seus pensamentos

Outra coisa importante é treinar o controle da sua mente a cada prática de meditação para dormir, principalmente no começo é comum vir algum pensamento, mas o que realmente importa é não se envolver com ele e manter sua concentração.

Mas você não deve lutar contra seus pensamentos e sim estar consciente do que se passa em sua mente e manter o controle.

Conheça também um curso muito conceituado que te dá todo o apoio e suporte para que você aprenda a meditar:

Meditação guiada

A meditação guiada é uma técnica em que ouvimos alguém falando, seja pessoalmente ou por meio de uma gravação, dando instruções que vão guiando nosso foco de pensamento ao mesmo tempo em que promovem sensações que ajudam a induzir o sono.

Durante o caminho podemos ser guiados a imaginar lugares e situações que aliviarão a ansiedade e proporcionarão relaxamento. Geralmente quando a meditação para dormir é aplicada por meio de uma técnica guiada a pessoa é conduzida a inspirar profundamente e expirar.

Apps para meditação guiada

Existem alguns apps de meditação guiada que podem te ajudar a realizar essa técnica onde você estiver, entre eles:

Calm – esse aplicativo está disponível para celulares iPhone e Android e apresenta músicas de fundo relaxantes, exercícios de respiração e histórias tranquilas. Ele possui algumas funções gratuitas, mas alguns recursos são pagos.

Medite-se – aplicativo brasileiro com áudios que podem ser ouvidos mesmo sem estar conectado à internet. Ele está disponível de forma gratuita nas 20 primeiras sessões, podendo ser usado em celulares Android e iPhone.

Zen – esse app é dividido em duas partes, uma com instruções e outra sem para o relaxamento. Ele é gratuito apenas nos primeiros sete dias e está disponível para celulares Android e iPhone.

5 Minutos – aplicativo que oferece cinco minutos de meditação guiada por dia, sendo totalmente gratuito e estando disponível para celulares Android e iPhone.  

Meditação transcendental

Esse tipo de meditação é baseada em uma antiga tradição da civilização védica, que ocupava um território em que atualmente se encontra Panjabe, na Índia e Paquistão há mil anos a.C.

Essa técnica é muito popular, sendo praticada principalmente nos anos 1960. Para realizá-la é preciso repetir um mantra durante vinte minutos, o que pode proporcionar relaxamento, calma espiritual, pensamentos positivos e a emanação de boas energias ao universo.

Ela é diferente das outras, pois ajuda a criar boas condições para que o corpo possa se recuperar, conectando-se profundamente com seu eu interior. Dessa forma é uma ótima meditação para dormir, pois permite que você relaxe e deixe de lado pensamentos conflitantes que podem prejudicar seu sono.

Meditação matinal

Essa técnica também é ótima para praticar meditação para dormir, pois permite que iniciemos o dia com energia e bons pensamentos, garantindo mais foco e produtividade. Dessa forma à noite podemos nos sentir mais relaxados para pegar no sono.

A meditação matinal ajuda a equiparar nossos sentimentos com nossos pensamentos, amenizando o stress e assim proporcionando um dia mais harmônico e tranquilo.

Para fazer essa técnica você deve acordar aos poucos seu corpo, se alongando e sentindo cada parte dele, então inspire e expire profundamente, sente-se e pense coisas positivas.

Abra a janela e sinta os raios de sol, sente-se de maneira cômoda e agradeça o que a vida lhe deu e imagine tudo no seu dia ocorrendo bem e de forma produtiva. Respire profundamente novamente e pronto.

Meditação budista

Esse método é uma ótima meditação para dormir, sendo a mais popular entre todos os tipos de meditação. Ele é considerado pleno, pois tem o intuito de fazer a mente se concentrar no momento presente, sem deixar que pensamentos do passado ou preocupações com o futuro atrapalhem.

Para realizar essa técnica é preciso prestar a atenção à sua respiração, isso te permite estar consciente do que se passa em sua mente e assim ser capaz de manter o controle.

Esse tipo de meditação faz muito bem ao corpo, proporcionando relaxamento, controle de seus pensamentos, lembranças e sentimentos, permite que você viva o presente e se conecte com seu eu interior.

Meditação vipassana

Esse tipo de meditação é bem popular, sendo conhecida como “meditação penetrante”, pois tem como objetivo torna quem a pratica capaz de enxergar as coisas como realmente são, sem se deixar levar por pensamentos ou sentimentos.

A meditação vipassana funciona dessa forma, pois ela faz com que a pessoa se conecte profundamente com sua própria mente, podendo observar o que acontece dentro dela e conseguindo controlar pensamentos e sentimentos e assim podendo se livrar das coisas negativas.

É uma ótima meditação para dormir, uma vez que te ajuda a relaxar e controlar ações e pensamentos negativos, te ajudando a se tornar uma pessoa mais gentil e amorosa.

Para praticá-la é necessário se abster de coisas consideradas impuras como mentiras e sexo, para que você possa focar sua mente. Você ainda deve concentrar-se em sua respiração, prestar atenção aos sentimentos que vem em sua mente e tentar manter o controle para não ter qualquer reação.

Assim você será capaz de se purificar e limpar-se de sentimentos negativos, podendo ter uma linha de pensamento mais positiva, o que influenciará a forma como vê o mundo.

Meditação zen

Esse tipo de meditação tem um diferencial, pois só pode ser realizada na posição sentada. O ideal é sentar no chão com a coluna reta, com o queixo voltado para o chão, as mãos sobre o ventre e os olhos abertos, voltados para baixo.

Essa técnica exige um pouco mais de prática, pois exige mais concentração. Mas é uma ótima meditação para dormir, pois proporciona relaxamento tanto mental quanto físico, te ajuda a ter um controle maior sobre seus pensamentos e emoções, te ensina a viver o presente e se conecta com seu eu interior.

Como você viu neste artigo a meditação para dormir é uma ótima forma de combater a insônia, principalmente em casos que não são graves e a pessoa tem dificuldade para pegar no sono devido ao stress e pensamentos conflitantes.

Pois esse tipo de meditação permite que você controle a respiração e relaxe a mente, dessa forma podendo aliviar a ansiedade e te ajudar a ficar mais calmo e tranquilo.

No começo realizar a meditação para dormir pode parecer difícil, pois manter a concentração é algo que precisa de prática, mas por meio de alguns passos é possível ter êxito se praticar todos os dias.

Entre esses passos estão:

  • tomar um banho relaxante;
  • se vestir confortavelmente;
  • preparar um ambiente tranquilo;
  • colocar uma música ambiente;
  • se focar.

Dessa forma você estará preparado para realizar a meditação para dormir e poderá colher todos os seus benefícios.

Existem vários tipos de meditação como a meditação para iniciantes, que é para quem está começando e não tem muita prática, meditação guiada, meditação transcendental, meditação budista, entre outros.

Cada método tem uma forma de ser aplicado, mas todos proporcionam os mesmos benefícios relaxamento e limpeza da mente, ajudando a manter pensamentos positivos e se livrar dos negativos.

Por meio da meditação para dormir é possível não só ter uma boa noite de sono como também promover uma vida mais tranquila e feliz.

Diego Rubel, Psicólogo

Psicólogo clínico com um longo histórico pessoal de tratamento da dor: tendinite do joelho, síndrome de ATM e, mais recentemente, alguma dor no ombro que ainda não tive a chance de descobrir o que é! Estudante de ioga há muito tempo, recentemente estive pesquisando os mecanismos de alívio da dor e hábitos para uma vida mais saudável e gratificante.

  • 1

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *