Pesquisar

Saúde

Como Controlar a Pressão Alta

Compartilhe
pressao alta Foto: Freepik

A hipertensão, conhecida popularmente como “pressão alta“, é uma doença que pode acarretar vários outros problemas na saúde, como falhas cardíacas, renais e até mesmo cerebrais. Como você pode ver, os problemas vão além de questões circulatórias.

Quais Pessoas Podem ser Consideradas Hipertensas?

Simples: aquelas que possuem pressão superior ou igual a 140/90mmHg.

Esta condição é crônica e não possui cura, porém, existem formas de controlá-la. Portanto, é necessário fazer exames específicos frequentemente. Mas, fique atento: o fato de sua pressão estar alta não quer dizer que você seja hipertenso. Todos estamos sujeitos a ter um aumento de pressão durante um momento de estresse ou após a prática pesada de exercícios físicos.

Para ser considerada hipertensa, a pessoa deve permanecer com a pressão alta durante o tempo todo, pois essa é uma característica (negativa) do seu organismo e não um estado passageiro.

Existem, entretanto, medidas que ajudam a controlar a pressão arterial de quem já sofre com a pressão elevada ou quem quer, simplesmente, prevenir problemas de hipertensão. Assim, é possível levar uma vida de qualidade e manter a saúde. Confira.

10 Passos Para Controlar e Prevenir a Pressão Alta

Tempo necessário: 3 minutos.

Formas de Controlar e Prevenir a Pressão Alta

  1. Controle o seu peso

    O excesso de peso faz com que o coração tenha dificuldades de bombear o sangue e acabe hipertrofiado.

  2. Pratique alguma atividade física

    Atividades físicas ajudam no bom funcionamento circulatório e pulmonar, principalmente os aeróbicos. Porém, não exagere!

  3. Reduza o sal na sua vida

    O excesso de sal faz com que líquidos sejam retidos no organismos, acarretando a hipertensão.

  4. Evite consumir bebidas alcoólicas

    O álcool é um dos vilões da pressão arterial. Portanto, corte o consumo ou beba com bastante moderação.

  5. Cuide da sua alimentação

    Ppte por gorduras saudáveis e por pouco sal. Consuma frutas, legumes e verduras, dando preferência a cortes magros de carnes.

  6. Tome os medicamentos recomendados pelo médico

    Eles são importantes e o seu uso deve ser respeitado. Porém, não tome medicamentos sem o conhecimento do seu médico, lembrando que anti-inflamatórios e anticoncepcionais podem aumentar a pressão.

  7. Corte o cigarro

    Parar de fumar imediatamente é muito importante para a saúde. Além de acarretar vários problemas, o cigarro pode elevar a pressão de forma imediata.

  8. Diminua o estresse

    Procure controlar as suas emoções, praticando atividades relaxantes e que favoreçam o seu bem-estar. O estresse pode causar a hipertensão, além de problemas cardíacos.

  9. Faça exames regularmente

    Os exames ajudam a diagnosticar a doença precocemente, além de facilitar na identificação do medicamento mais adequado a se usar.

  10. Não se esqueça de medir a sua pressão

    Todas as pessoas (que têm pressão alta ou não) devem medir a sua pressão arterial ao menos uma vez ao ano. Esse simples exame pode prevenir problemas muito mais sérios. É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Pressão alta não é brincadeira. Portanto, cuide-se! Siga essas dicas para ajudar a controlá-la, preveni-la e fazer a manutenção da sua saúde.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *