Como Controlar a Pressão Alta
Compartilhe

A hipertensão, conhecida popularmente como “pressão alta“, é uma doença que pode acarretar vários outros problemas na saúde, como falhas cardíacas, renais e até mesmo cerebrais. Como você pode ver, os problemas vão além de questões circulatórias.
A hipertensão arterial é uma das doenças crônicas mais comuns do nosso tempo. Atualmente, cerca de 25% da população sofre de pressão alta. Em muitos pacientes, a hipertensão arterial pode ser assintomática por um longo tempo sem afetar o bem-estar geral.
Normalmente, a longo prazo, o corpo do hipertenso se adapta gradualmente, e seu bem-estar pode permanecer relativamente bom. Em todo caso, a pressão alta tem um efeito adverso sobre os vasos sanguíneos e órgãos internos: cérebro, coração e rins. Isso muitas vezes leva a complicações graves, como acidente vascular cerebral, doença cardíaca coronária (angina de peito), infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e renal.
Quais Pessoas Podem ser Consideradas Hipertensas?
Simples: aquelas que possuem pressão superior ou igual a 140/90mmHg.
Esta condição é crônica e não possui cura, porém, existem formas de controlá-la. Portanto, é necessário fazer exames específicos frequentemente. Mas, fique atento: o fato de sua pressão estar alta não quer dizer que você seja hipertenso. Todos estamos sujeitos a ter um aumento de pressão durante um momento de estresse ou após a prática pesada de exercícios físicos.
Para ser considerada hipertensa, a pessoa deve permanecer com a pressão alta durante o tempo todo, pois essa é uma característica (negativa) do seu organismo e não um estado passageiro.
Existem, entretanto, medidas que ajudam a controlar a pressão arterial de quem já sofre com a pressão elevada ou quem quer, simplesmente, prevenir problemas de hipertensão. Assim, é possível levar uma vida de qualidade e manter a saúde. Confira.
10 Passos Para Controlar e Prevenir a Pressão Alta
Tempo necessário: 3 minutos.
Formas de Controlar e Prevenir a Pressão Alta
- Controle o seu peso
O excesso de peso faz com que o coração tenha dificuldades de bombear o sangue e acabe hipertrofiado.
- Pratique alguma atividade física
Atividades físicas ajudam no bom funcionamento circulatório e pulmonar, principalmente os aeróbicos. Porém, não exagere!
- Reduza o sal na sua vida
O excesso de sal faz com que líquidos sejam retidos no organismos, acarretando a hipertensão.
- Evite consumir bebidas alcoólicas
O álcool é um dos vilões da pressão arterial. Portanto, corte o consumo ou beba com bastante moderação.
- Cuide da sua alimentação
Ppte por gorduras saudáveis e por pouco sal. Consuma frutas, legumes e verduras, dando preferência a cortes magros de carnes.
- Tome os medicamentos recomendados pelo médico
Eles são importantes e o seu uso deve ser respeitado. Porém, não tome medicamentos sem o conhecimento do seu médico, lembrando que anti-inflamatórios e anticoncepcionais podem aumentar a pressão.
- Corte o cigarro
Parar de fumar imediatamente é muito importante para a saúde. Além de acarretar vários problemas, o cigarro pode elevar a pressão de forma imediata.
- Diminua o estresse
Procure controlar as suas emoções, praticando atividades relaxantes e que favoreçam o seu bem-estar. O estresse pode causar a hipertensão, além de problemas cardíacos.
- Faça exames regularmente
Os exames ajudam a diagnosticar a doença precocemente, além de facilitar na identificação do medicamento mais adequado a se usar.
- Não se esqueça de medir a sua pressão
Todas as pessoas (que têm pressão alta ou não) devem medir a sua pressão arterial ao menos uma vez ao ano. Esse simples exame pode prevenir problemas muito mais sérios. É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
Pressão alta não é brincadeira. Portanto, cuide-se! Siga essas dicas para ajudar a controlá-la, preveni-la e fazer a manutenção da sua saúde.