Refrigerante Faz Mal: Saiba o Porquê
Compartilhe

Já está difundida a noção de que o refrigerante faz mal. Porém, o calor está aí. E é nesta época do ano que as pessoas largam as bebidas quentes e procuram coisas mais refrescantes. A busca pelos refrigerantes então aumenta consideravelmente. Opções de todos os tipos da bebida lotam geladeiras e freezers e são figurinhas repetidas nas mesas de bares e restaurantes.
Mas acontece que, embora seja saboroso, refrescante e fonte rápida de energias, o refrigerante é altamente prejudicial à saúde. Lembrando que nem aquela sensação de alívio no estômago em algumas situações, como na ressaca, significa que a bebida possui benefícios.
Mas dizer que o refrigerante faz mal à saúde não é o suficiente. É necessário mostrar por que o melhor é evitar essa bebida.
Conteúdo deste artigo
Porque Refrigerante Faz Mal?
Aumento do risco de ter ataques cardíacos
Uma pesquisa realizada em Harvard, durante um período de 22 anos, mostrou que o consumo de bebidas açucaradas aumenta em 20% os riscos de ocorrerem ataques cardíacos em homens.
Riscos de obesidade
Como é riquíssimo em calorias, o refrigerante é o principal gerador da obesidade infantil, já que crianças e adolescentes ingerem bebida com mais frequência. Associada ao sedentarismo, ela aumenta um ganho de peso ainda maior.
Atrapalha o metabolismo e aumenta o risco de doenças hepáticas gordurosas
Mesmo em pessoas que não têm tendência para engordar, a bebida atua negativamente no sistema cardiovascular. Em mulheres há mais riscos de desenvolvimento de gordura no sangue. De acordo com pesquisas, quem consome ao menos 2 copos de refrigerante por dia tem até 4 vezes a mais de riscos de ter colesterol alto.
Essa gordura pode atingir os órgãos e causa, por exemplo, acidente vascular cerebral, dentre outras doenças.
Aumento de riscos de Osteoporose em mulheres
De acordo com uma pesquisa realizada na Tufts University, mulheres que ingerem refrigerante de cola ao menos 3 vezes na semana têm cerca de 4% de chances a mais de sofrerem perda óssea em determinadas partes do corpo. Isso acontece porque uma substância presente nesses refrigerantes, o ácido fosfórico, faz com que o sangue fique mais ácido e, assim, o organismo retira cálcio dos ossos para neutralizar essa acidez.
Diabetes do tipo 2
Como os níveis de açúcar nos refrigerantes é alto, o consumo excessivo da bebida aumenta os riscos de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Isso foi constatado em uma pesquisa realizada com cerca de 90 mil mulheres que indicou que aquelas que bebiam refrigerante diariamente tinham o dobro de chances de desenvolverem a doença. Isso acontece porque bebidas açucaradas, inclusive sucos, aumentam os níveis de glicemia no sangue e também a resistência à insulina.
E os refrigerantes light/diet/zero?
Eles realmente são menos calóricos e os diet e zero não possuem açúcar. Porém, é bom lembrar que esses refrigerantes possuem altos níveis de sódio, o que pode causar retenção de líquidos (logo, inchaços), pressão alta, dentre outros problemas.
Alternativas Mais Saudáveis
Cuidado também com os alimentos consumidos junto com o refrigerante, como sanduíches, frituras, pizza e outros. Essa combinação é bombasticamente calórica e prejudicial.
Quer se refrescar? Então beba água, água de coco, suco e outras bebidas mais saudáveis Porém, apesar de que beber refrigerante faz mal, uma vez ou outra não acarreta tantos malefícios. Mas dê preferência às versões diet/light/zero.