Descubra as Principais Dificuldades para Encontrar Profissionais Qualificados no Brasil
Compartilhe

O levantamento sobre escassez de talentos do ManpowerGroup é o mais abrangente a nível mundial.
Veja o que impulsiona a falta de talento no Brasil e encontre estratégias para lidar com esse problema: treinamento, compra, empréstimo e migração.
Conteúdo deste artigo
Preenchimento de Vagas (dependendo do tamanho da empresa)
No Brasil, as empresas de médio porte (50 a 249 pessoas) enfrentam a maior dificuldade em preencher vagas; Isso é seguido por empresas grandes (mais de 250 funcionários), pequenas (10 a 49 funcionários) e micro (menos de 10 funcionários).
Devidos às incertezas do atual momento econômico, novas vagas não devem ser disponibilizadas a curto prazo em todas as categorias de empresas analisadas. As maiores empresas prevêem contratar em maior número, apesar de que ainda assim não se espere aumento significativo dos postos de trabalho.
Em outras categorias, as intenções de contratação permanecem relativamente estáveis.
Durante os próximos semestres, de maneira geral, as contratações devem reduzir e espera-se que o nível de desemprego tenha aumento expressivo. Em outros setores, apenas a Saúde prevê aumento de seus quadros no futuro próximo.
Habilidades Mais Necessárias
Representantes de vendas, motoristas e profissionais são os lugares mais difíceis do Brasil.
- Representante de vendas
- Motorista
- Profissões Management
- Técnicos
- Contabilidade e Finança
- Profissionais de saúde
- Tecnologia da Informação
- Suporte administrativo
- Indústria
- Engenheiros
As principais razões para a falta de talento
Candidatos não possuem as habilidades técnicas necessárias, falta de experiência e candidatos não possuem as habilidades interpessoais necessárias, são os principais motivos da falta de talento no Brasil
Como superar a falta de talento no futuro
Vencer a era digital requer uma abordagem rápida e eficaz. Para acompanhar a revolução das habilidades e desenvolver uma estratégia eficaz de talentos, quatro elementos principais precisam ser considerados:
FORMATO
Invista em treinamento e desenvolvimento para aumentar seu talento.
COMPRAR
Vá ao mercado externo para encontrar os melhores talentos que não podem ser treinados na empresa pelo tempo necessário
EMPRÉSTIMO
Desenvolver comunidades de talentos fora da organização, incluindo trabalhadores de meio período, freelancers, contratuais e temporários para complementar as habilidades existentes
MIGRAR
Ajudar as pessoas a passarem a novas funções dentro e fora da organização
Perspectivas para o Futuro Próximo
Apesar de uma queda na participação de empresas com dificuldades no preenchimento de vagas – de 43% em 2016 para 34% em 2018 – entendemos que essa situação é temporária e reflete a situação atual no país, que ainda possui mais de 13 milhões de desempregados.
Avaliando nossas pesquisas anteriores, observamos que as habilidades mais exigidas e escassas do mercado não mudaram muito ao longo dos anos. Em outras palavras, o progresso da aprendizagem tem sido tímido. A maioria das habilidades mais solicitadas exige treinamento após a conclusão do ensino médio, e o ensino superior nem sempre é necessário. Na era digital, o desenvolvimento contínuo de habilidades ganha espaço.
Vemos que o déficit é um dilema global com forte tendência de alta, principalmente no Brasil, com possível recuperação econômica. Esse cenário deixa claro que as empresas precisam antecipar urgentemente a necessidade de contratação, reforçando o treinamento de sua força de trabalho e, como uma solução adicional, procurar talentos no mercado com habilidades específicas que não podem ser treinadas internamente.