Saiba Porque Você Deve Sempre Usar Protetor Solar
Compartilhe

Estamos na primavera, mas o verão não vai demorar para chegar. E nessa época do ano, por causa da típica intensidade dos raios solares, as pessoas logo se lembram de usar o protetor solar. Porém, é importante saber que o uso do produto deve ser feito não somente no verão, mas durante o ano inteiro, sempre que houver exposição ao sol.
Conteúdo deste artigo
Benefícios do Uso do Protetor Solar
- Menos riscos de melanoma e outros tipos de câncer de pele: quem usa filtro solar está muito menos propenso a desenvolver câncer de pele.
- Combate ao envelhecimento precoce: a exposição ao sol acelera o processo de envelhecimento da pele, pois a radiação ultravioleta aumenta o número de células mortas. Sendo assim, aqueles que usam demoram mais para envelhecer, pois, com a saúde das células, a pele se mantém muito mais preservada.
- Prevenção de manchas e sardas causadas pela exposição ao sol: seu uso evita que manchas desagradáveis causadas pelos raios solares apareçam.
- Pele mais hidratada: hoje em dia, grande parte dos filtros possuem ação hidratante, deixando a pele protegida e saudável. Para quem prefere, há também os cremes hidratantes faciais com proteção solar, que além de evitarem as manchas, ajudam a clareá-las quando aparecem.
Por que Usar Protetor Solar nos Dias Que Não Estão Ensolarados?
Porque a sua pele pode estar sofrendo as ações do sol sem que você perceba. Acontece que a radiação solar é composta por: raios infravermelhos, raios ultravioletas e luz visível. Nos dias que não estão ensolarados, a única coisa que diminui é a luz visível. Assim, os dois raios (infravermelho e ultravioleta) atravessam as nuvens e continuam atuando na pele, sem que você perceba.
Qual Fator Usar?
O Fator de Proteção Solar (FPS) é o nível de proteção que cada produto possui. Os fatores acima de 30 protegem suficientemente. Já para as pessoas com a pele muito sensível à luz solar e que possuem casos de câncer de pele ou outros problemas semelhantes na família, é indicado FPS 60.
Observe também se o protetor solar tem PPD, que é referente à proteção contra o ultravioleta A, responsável por manchas e envelhecimento precoce. Especialistas recomendam utilizar produtos que tenham, no mínimo, PDD que corresponda a 1/3 do FPS. Por exemplo: para um protetor solar de FPS 30, o PDD deve ter proteção 10.
Uso do Protetor Solar
Para atuar, o produto deve ser absorvido pela pele a nível celular. Por isso, é importante aguardar aquele tempo (geralmente, 30 minutos) recomendado antes de se expor ao sol.
Para que a proteção seja maior, é aconselhável complementá-la com o uso de guarda-sol, bonés ou chapéus com aba circular e óculos escuros. Além disso, recomenda-se aplicar o protetor solar no corpo a cada duas horas, principalmente banhistas.
Porém, para evitar de vez esses problemas (câncer, etc), é necessário evitar a exposição ao sol das 10 às 15 horas, que é quando os raios solares são mais intensos.
Quem Não Usa Protetor Solar Pode Ter Problemas?
Sim. Quem expõe com frequência a pele ao sol sem se proteger, principalmente as pessoas de pele clara (que não podem ao menos tentar um bronzeado), está sujeito a vários problemas, que podem ser graves, como vários tipos de câncer de pele, manchas e, em alguns casos, queimaduras.
Portanto, use protetor solar e cuide bem da sua pele!