Pesquisar

Beleza Saúde

Saiba Porque Você Deve Sempre Usar Protetor Solar

Compartilhe
use sempre protetor solar Mantenha sempre uma pele perfeita usando protetor solar em qualquer estação

Estamos na primavera, mas o verão não vai demorar para chegar. E nessa época do ano, por causa da típica intensidade dos raios solares, as pessoas logo se lembram de usar o protetor solar. Porém, é importante saber que o uso do produto deve ser feito não somente no verão, mas durante o ano inteiro, sempre que houver exposição ao sol.

Benefícios do Uso do Protetor Solar

  • Menos riscos de melanoma e outros tipos de câncer de pele: quem usa filtro solar está muito menos propenso a desenvolver câncer de pele.
  • Combate ao envelhecimento precoce: a exposição ao sol acelera o processo de envelhecimento da pele, pois a radiação ultravioleta aumenta o número de células mortas. Sendo assim, aqueles que usam demoram mais para envelhecer, pois, com a saúde das células, a pele se mantém muito mais preservada.
  • Prevenção de manchas e sardas causadas pela exposição ao sol: seu uso evita que manchas desagradáveis causadas pelos raios solares apareçam.
  • Pele mais hidratada: hoje em dia, grande parte dos filtros possuem ação hidratante, deixando a pele protegida e saudável. Para quem prefere, há também os cremes hidratantes faciais com proteção solar, que além de evitarem as manchas, ajudam a clareá-las quando aparecem.

Por que Usar Protetor Solar nos Dias Que Não Estão Ensolarados?

Porque a sua pele pode estar sofrendo as ações do sol sem que você perceba. Acontece que a radiação solar é composta por: raios infravermelhosraios ultravioletas e luz visível. Nos dias que não estão ensolarados, a única coisa que diminui é a luz visível. Assim, os dois raios (infravermelho e ultravioleta) atravessam as nuvens e continuam atuando na pele, sem que você perceba.

Qual Fator Usar?

O Fator de Proteção Solar (FPS) é o nível de proteção que cada produto possui. Os fatores acima de 30 protegem suficientemente. Já para as pessoas com a pele muito sensível à luz solar e que possuem casos de câncer de pele ou outros problemas semelhantes na família, é indicado FPS 60.

Observe também se o protetor solar tem PPD, que é referente à proteção contra o ultravioleta A, responsável por manchas e envelhecimento precoce. Especialistas recomendam utilizar produtos que tenham, no mínimo, PDD que corresponda a 1/3 do FPS. Por exemplo: para um protetor solar de FPS 30, o PDD deve ter proteção 10.

Uso do Protetor Solar

como usar protetor solar
Usar corretamente evita manchas e acne

Para atuar, o produto deve ser absorvido pela pele a nível celular. Por isso, é importante aguardar aquele tempo (geralmente, 30 minutos) recomendado antes de se expor ao sol.

Para que a proteção seja maior, é aconselhável complementá-la com o uso de guarda-sol, bonés ou chapéus com aba circular e óculos escuros. Além disso, recomenda-se aplicar o protetor solar no corpo a cada duas horas, principalmente banhistas.

Porém, para evitar de vez esses problemas (câncer, etc), é necessário evitar a exposição ao sol das 10 às 15 horas, que é quando os raios solares são mais intensos.

Quem Não Usa Protetor Solar Pode Ter Problemas?

Sim. Quem expõe com frequência a pele ao sol sem se proteger, principalmente as pessoas de pele clara (que não podem ao menos tentar um bronzeado), está sujeito a vários problemas, que podem ser graves, como vários tipos de câncer de pele, manchas e, em alguns casos, queimaduras.

Portanto, use protetor solar e cuide bem da sua pele!

Diego Rubel, Psicólogo

Psicólogo clínico com um longo histórico pessoal de tratamento da dor: tendinite do joelho, síndrome de ATM e, mais recentemente, alguma dor no ombro que ainda não tive a chance de descobrir o que é! Estudante de ioga há muito tempo, recentemente estive pesquisando os mecanismos de alívio da dor e hábitos para uma vida mais saudável e gratificante.

  • 1

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *